quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Ora bem, sobre o texto de ontem!
O número de três milhões e meio é no mínimo avassalador. Significa que um terço da população portuguesa está interligada de uma forma que antes não existia. Já aqui falei no advento da globalização da comunicação como uma causa para a multiplicação das relações humanas! É perfeitamente normal que tenhamos mais relações amorosas e que elas sejam também mais finitas no tempo. Por várias razões, estamos em contacto com mais pessoas, experienciamos tudo mais rapidamente, não temos grande tempo quotidiano para viver um amor à moda antiga, etc. Cabe a cada um de nós lutar por ter uma relação sólida. Já aqui confessei que conheci várias pessoas no hi5! Como conheci aqui no blog. Creio que as pessoas podem afirmar que sou o mesmo. Porque de facto o problema é que normalmente mostramos ali o melhor de nós (foto, interesses), mas isso já nós faziamos na vida real. A expressão "causar boa impressão" vem carregada por um pouco de encenação individual, quando procuramos mostrar o melhor de nós para impressionar outra pessoa. Isso é normal! Por muito brutos que sejamos, gostamos de ser aceites pelo "outro". Os meus dois últimos namoros, para falar de relações mais perenes e não de flirts, começaram justamente no hi5. Como? Ver o perfil de alguém, ler os seus interesses, enviar uma mensagem de agrado, encetar uma pequena conversa, passar para o msn, passar para o mundo real, e só depois começar a ter algum sentimento maior que o simples interesse. A única diferença é que se calhar há um maior número de etapas e que devemos ser cautelosos no que toca a sentimentos envolvidos. Ninguém se apaixona por uma fotografia! Falta o cheiro, o tom da voz, a presença física!
No que toca à amizade, é óbvio que ninguém tem centenas ou milhares de amigos! Tem esse número de conhecidos. Aliás, o hi5 começou como um local para reencontrarmos pessoas que já não viamos há muito ou para nos aproximar de pessoas que conheciamos vagamente. Mas os verdadeiros amigos continuam a ser no máximo vinte ou trinta pessoas. Essas são aquelas que não precisam do alerta no hi5 para se lembrarem do nosso aniversário ou que já não falamos há muito. Num mundo cada vez mais apressado, o hi5 serve sobretudo para nos conectarmos mais rapidamente com mais pessoas, mas continuamos a relacionar-nos com as mesmas... Aquelas que nos fazem falta... Aquelas que fazem parte de nós...

16 comentários:

Anónimo disse...

Acho que serve essencialmente para alargar horizontes. O problema não está em conhecer atraves do hi5, na minha opiniao. Está em algumas pessoas pensarem que se conhecem e levar gato por lebre. Mas o problema é de quem se mete nele. Se as pessoas forem verdadeiras nao vejo qual é o problema.
bjinhos

maria inês disse...

ó chiquitito, a esta hora um texto tão grande. Hoje deixo-te um beijo, amanhã volto com calma!

Cat disse...

Que sortudo Francisco... Eu posso dizer que amigos amigos, daqueles que me deram a mão quando precisei, posso contá-los pelos dedos de uma mão. Devo mesmo ter mau feitio. lol

Francisco del Mundo disse...

su, isso é verdade...:D Por isso disse que o meu perfil no hi5 como aqui na blogosfera é quem eu sou na realidade... Tem foto e tudo...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

ines, eu escrevi o texto à tarde, não tenho culpa das horas que o les...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

cat, não tens mau feitio que eu sei... é verdade que é nos apertos que se conhecem mesmo os amigos... Sabes que eu estive sempre aqui, á distância mas com um ombro amigo...
Beijo

Actores Fantásticos disse...

"Aqueles que fazem parte de nós ...", assim como nós?
beijinho

Anónimo disse...

O meu só não tem foto porque partia isto tudo... ;) bjinho

Anónimo disse...

concordo com tudo isso. mas não será também uma forma de passar ao lado de boas conversas com um simples: oi! tudo bem?

Francisco del Mundo disse...

Actores fantásticos (seja qual de vocês for), sim, como vocês...:D
Beijos e abraços carinhos e amassos

Francisco del Mundo disse...

su, não partia nada... Nem é esse um requisito para nada... Cada um é como é e mais nada!:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

noivo, eu estou à vontade, porque como disse, tanto na vida real como no hi5 tenho lata para meter conversa!:D Mas admito que possa ser mais fácil para certas pessoas primeiro falar na net!!
Abraço

Sha disse...

Não podia estar mais de acordo!!

Bjoca
Sha

Francisco del Mundo disse...

sha, ora ainda bem!
Beijo

Sílvia disse...

O que mais gosto no hi5 é de poder encontrar colegas de escola que se mudaram, ou que por circunstancias da vida se afastaram.

O hi5 também deu para que eu percebesse que quando estou com os amigos não reparo em mais nada, pois, um dia mandaram-me uma msg a dizer que frequentam o mesmo café que eu à anos e eu não me lembrava de alguma vez ter visto a pessoa. Hoje posso dizer que somos amigos :)

Bjito

Francisco del Mundo disse...

silvia, pois, fundamentalmente começou por funcionar assim, mas como ves da para desenvolver amizades novas...:D
Beijo