quarta-feira, novembro 04, 2009

Por vezes sinto grande angústia por não poder contar as estórias de toda a gente! Devido ao curso que estou a tirar no Porto, voltei às viagens de comboio. E a todo o manancial de estórias que elas trazem. Ontem lembrei-me dos preconceitos! Na mesma carruagem que eu iam uma rapariga africana e outra cigana dotadas de uma beleza invulgar. Observei as expressões dos homens que viajavam comigo. E em nenhum vi preconceito! Porquê? Porque de facto não importava a cor ou etnia, importava que eram raparigas bonitas. Entandamos o preconceito! Ele existe ao nível da distância. Ninguém sente preconceito por alguém que conhece. Pode sentir antipatia, mas nunca preconceito. Basta decompor a palavra pre-conceito, para se entender que é anterior a algo. E neste caso anterior ao conhecimento da pessoa. Todo o preconceito é perigoso porque a falta de conhecimento é ignorância. Logo nenhuma delas deveria ser julgada pela cor da pele ou etnia! E não foram. Porquê mais uma vez? Por causa da beleza. Falta que não seja preciso beleza para não haverem preconceitos.

8 comentários:

DESASSOSSEGADA disse...

Concordo plenamente ninguem tem preconceito contra a beleza todo mundo gosta e não julga.

Francisco del Mundo disse...

Desassossegada, pois é... Bem-vinda ao meu blog! Belo blog o seu..
Beijo

Ana disse...

Confesso que tenho saudades de andar de comboio e metro para olhar à minha volta e apreciar todas as pessoas, belas personagens e observar comportamentos. Mas tenho mesmo de utilizar o carro para conseguira andar de um lado para o outro e dar aulas em lugares diferentes em curtos espaço de tempo.
No comboio podia ler, viajar dentro da minha cabeça enquanto viajava pelas paisagens.
Ainda andas um belo bocado até chegares cá a cima...espero que esteja a valer a pena.
Vale sempre a pena...

Profundo Olhar disse...

A verdade é que a beleza exterior continua a ditar muitos comportamentos na nossa sociedade.
E o melhor das pessoas nem smepre se vê...sente se...
beijos

esse disse...

Um bocadinho de inveja pelo curso e pelos momentos que surgirão...e um bocadinho triste, porque gostava de não ser preconceituosa...Haverá alguém que consiga?

Francisco del Mundo disse...

Profundo, ah pois.. :D
beijo

Francisco del Mundo disse...

esse, sei que que estarias a adorar ter o curso comigo! é a tua cara...:D Quanto ao preconceito, eu só tenho preconceito pela burrice! Não pela ignorância, mas pela burrice.. :D
Beijo

esse disse...

Conheces-te tão bem! Gostava de ter todas as tuas certezas...