segunda-feira, junho 08, 2009

Sempre adorei observar e compreender a psique humana. Não por forma a julgar ou criar rótulos, mas sim a entender o indivíduo. John Donne escreveu que nenhuma homem é uma ilha. Concordo! Acho que cada homem é um istmo. Tem sempre uma ligação aos outros. Seja maior, menor, submersa, visível, todo o ser humano tem uma ligação ao mundo dos outros. Por isso a Psicologia me fascina. Mais do que a Psiquiatria. A mim a parte médica ou física pouco me importa. Importam-me as pulsões e os comportamentos, não as reacções químicas e fisiológicas que as despoletam. Ler a mente de alguém é impossível, segundo dizem. Mas e ler todos os sinais que as pessoas emanam? Um trejeito, um discurso, uma pausa, um olhar. Decidi tirar o curso de Psicologia por isso mesmo. Ou talvez porque procuro em cada louco a sua humanidade, sabendo que toda a humanidade tem a sua loucura. Até eu! Será uma loucura saudável, mas ainda assim estou certo que alguma pessoa me achará louco. Seja por expôr aqui os sentimentos ou pensamentos, seja por preferir dizer uma cruel verdade do que uma mentira piedosa, seja por afirmar que sou um observador humano.
Talvez por tudo isto me chateiem as "one night stands"! Ficaram confusos? Eu explico. Nos meus namoros e amizades coloridas, sempre dei maior importância ao que não era físico. Não estou a dizer que não adore a parte física. É óbvio que sim! A minha costela brasileira apela ao físico. Mas estou 100% seguro que não é isso que me atrai nos outros e tampouco o que atrai em mim aos outros. Não sei se todas as mulheres com quem estive eram pelas pelos padrões dos outros. Eram para mim. A sua unicidade, as suas imperfeições, transformavam-nas em telas perfeitas. Sim, tive contacto físico com elas, mas importava-me saber que quando faziam determinado gesto ou diziam certa palavra, algo estava certo ou errado. Talvez por isso falem do meu olhar malandro. Porque é o olhar traquina de quem se está a deliciar a conhecer a outra pessoa. E talvez por isso eu procure continuar as amizades para além do mero contacto físico. As "one night stands" não permitem isso. Há o delicioso jogo da sedução, o fantástico momento da comunhão das vontades, mas falta a suprema satisfação de dois seres que se entendem, preocupam, conhecem. Diferencio as "one night stands" em não não houve mais comunicação (nunca por vontade minha) das amizades coloridas em que só por uma vez tenha havido contacto físico. Porque é possivel duas pessoas terem o desejo e ensejo de partilhar o corpo e depois (seja por não terem gostado ou haver risco de envolvimento não desejado, ou até por falta de oportunidade) decidirem partilhar "apenas" tudo o resto. Tive 3 ou 4 "one night stands" (e espero não ter mais nenhuma) e tudo o resto amizades coloridas ou namoros.
Neste momento é a Psicologia que chama por mim. Mais uma viagem no meu agitado Mundo...

17 comentários:

so_risoIncógnito disse...

Concordo plenamente com as tuas palavras!
E acredito que quem viva só das "one night stands" nunca se sentirá tão preenchida! Eu não vou por ai, e orgulho-me disso, não por achar que sou mais ao menos que quem vá... mas porque acredito que assim darei mais valor ás coisas, ás pessoas, ás relações... como muitas vezes digo, não é que não goste de provar, mas gosto muito mais de saborear...
So_Risos**

Mara disse...

Fico feliz por pertenceres ao grupo de homens que vêem as mulheres como seres humanos, como uma pessoa a descobrir, e não apenas como um mero objecto sexual, fonte de desejo e prazer.
Beijinhos, Francisco!

Niki disse...

Eras capaz de te apaixonar por alguém sem a conheceres fisicamente?

Francisco del Mundo disse...

so_riso, de facto não me parece que quem não viva outro tipo de sentimentos do que aqueles que aparecem nas "ons", se possa dizer completo! gostei da parte do saborear..:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

Mara, homem e mulher são também fonde de desejo e prazer, mas obviamente isso é um mero item nos seres humanos..:)
Beijo

Francisco del Mundo disse...

Niki, não!:) Sou uma pessoa que precisa de muito para se apaixonar. A pessoa por quem mais rapidamente me apaixonei é aquela que ainda hoje considero ser a metade da minha laranja. E ainda assim, só depois de estar com ela fisicamente, me apaixonei. Porque o ser humano é um animal, de sentimentos e de instintos. E nunca eu me apaixonaria sem saber a que cheira, como soa, como é o seu olhar, como sorri...:)
Beijo

PS- Alguma razão para a pergunta?

NIKI disse...

Sim, há razão para a pergunta =)
Tens muitas influências de cultura espanhola na forma como escreves -no conteúdo, não na forma gramatical. A "metade da laranja" é um desses exemplos. É um dos teus acasos ou há aí um background que te une aos nuetros hermanos?

Francisco del Mundo disse...

Niki, já agora então pergunto qual a razão!:D Engraçado, nunca me tinham dito isso. Sempre pensei que a metada da laranja fosse algo universal e não espanhol.:D Tenho antecedentes brasileiros, espanhóis não...:D Só se for a ida a Pontevedra com amigos no último sábado..ahhaha Fiquei curioso com as muitas coisas de influencia espanhola!:D
Beijo

NIKI disse...

A "media naranja" é a "alma gémea" dos portugueses! =)E desde logo a forma como te defines na escrita: "Francisco Del Mundo"... É curioso que não tenhas antecedentes castelhanos!
Em relação à pergunta: acredito que de olhos fechados se conhecem mundos e pessoas de forma diferente de quando as vemos, as tocamos, as sentimos... O que não significa que ache que seja melhor, mas é uma concepção de paixão diferente da considerada usual. Baci =)

Francisco del Mundo disse...

Niki, em português também se usa a expressão "meia laranja"! Estou certo que um linguista nos tiraria a dúvida sobre qual apareceu primeiro e se calhar ainda responderia galego e tramava-nos aos dois!:) Depois, quanto ao meu pseudónimo, estás equivocada! Não é nada castelhano.:) Francisco é de facto o meu nome. Depois, como vivi em Itália, pensei escrever "del Mondo"! Mas não me soava bem, logo passei para o híbrido "del Mundo"! Duas palavras portuguesas e uma italiana no meio.. Como vês, não tanto Espanha mas mais Itália! O que não deixa de ser curioso pela forma como te despedes de mim. De facto em algumas situações substituo a palavra portuguesa "beijo" pela italiana "baci".
Quanto às paixões de olhos fechados e abertos! Há muitas formas de percepcionarmos as coisas. Não é por acaso que temos 6 sentidos! Digo seis porque conhecer uma pessoas necessita de tacto, olfacto, audição, sabor, visão e obviamente coração. É este último sentido que nos fornece a empatia com tudo o resto que apreendemos fisicamente. E por tudo isso, eu apaixono-me pelo que conheço frente a frente!:)
Beijo

NIKI disse...

Francisco, a minha formação académica é linguística e com formação em Barcelona! :D Não foi um acaso! De qualquer forma, gostei da resposta. Auguri e tanti baci =)

Francisco del Mundo disse...

Niki, ahhh, então se estou a falar com expert, já não está cá quem falou! Seja então castelhano...:D Mas a explicação do nome é aquela que te dei.
Mucha suerte e besos

NIKI disse...

"Expert" não! ;)

Francisco del Mundo disse...

Niki, expert sim..;)
Beso

NIKI disse...

=) Não são mestrados que fazem "experts", é a experiência. E disso tenho muito pouco! 1 petonet :=)

Francisco del Mundo disse...

Niki, a experiência e o conhecimento...:) Um perito deve ser feito de ambos...:D
Besito, entonces..

NIKI disse...

=)