quarta-feira, outubro 03, 2007

Ora cá estou eu para me explicar... Quando escrevemos na blogosfera estamos sujeitos a elogios e críticas, defesas e ataques, deferências e insultos. Tento ir levando as coisas com calma! No meu outro mundo, normalmente falo de coisas mais mundanas, em que a minha opinião é apenas mais uma. E se não concordam com ela, respeito e eventualmente defendo a minha. Ora aqui neste Diário, eu dou opiniões sobre algumas coisas, mas sobretudo exponho-me. Exponho a minha maneira de ser, de pensar, de agir, enfim, de viver. E quando, como há uns dias, tenho de levar com insultos gratuitos, cansa-me um bocado. Se é para dar uma opinião, que a fundamentem com algo mais do que ser do contra. Então quando me dão o lugar de destaque na crítica num blog, acho que é uma notoriedade que não procuro e que não me traz nada de novo...
Ao contrário do que dizem, não vim para a blogosfera para conhecer pessoas e muito menos "comer gajas". Vim porque a necessidade de escrever, encontrou aqui abrigo. E que me critiquem a escrita, tudo bem. Criticar como pessoa, quando só me conhecem as palavras, acho ridículo. Vai daí, penso se não será tempo de tornar este blog (não tanto o outro), num blog privado! Bem sei que vai um pouco contra o conceito alargado da blogosfera, mas também é verdade que a blogosfera deveria ter um código de respeito que nem sempre é respeitado. Este espaço é meu, mas é também vosso. E nunca seria capaz de o tornar privado sem perguntar o que pensam... Assim sendo, que pensam?

14 comentários:

Patrícia Manhão disse...

Acho bem....ter um blog não deve ser motivo de chatices....

Mas espero que me convides, porque gosto muito de aqui vir, embora não comente muito...

Beijos

Folha de Outono disse...

só espero que me convides, gosto de visitar este teu cantinho...

NARNIA disse...

Francisco tens razão em tudo o que dizes, no entanto acho que se o blog for privado, pessoas que passam por aqui em silêncio (mas ñ comentam) só pq gostam de te ler ficam impedidas d o fazer.

Sobre o resto és Superior a isso :)

Pedaços de mim disse...

Olá boa noite,

Sabes o que acho?
Que não deves ligar, quem te conhece já tem uma opinião formada a teu respeito
e como tal não acredita em mentiras e o melhor é mesmo desprezo total a quem não merece.
Eu tenho algumas pessoas que só vão ao meu para criticar e reparar em pequenos erros,
e por isso até à pouco tempo tinha os comentários moderados, resolvi não os ter só para mostrar aos outros a estupidez natural de algumas pessoas.
Eu por mim digo que tenho pena de limitares algumas pessoas que por aqui passam mas na realidade o blog deveria ser como uma casa e só entra quem queremos mas….
Se me permitires gostava de fazer parte desta sala que tens decorada com tão sinceras palavras.

Beijo sereno
:)

Cat disse...

Olha Francisco, eu concordo com a Narnia e Pedaços de Mim. Um blog privado limita quem gosta de te ler e que poderá por qualquer razão não estar sujeito ao teu convite. É muito desagradável ler comentários ridiculos e absurdos e até ofensivos, no entanto só fica mal a quem os faz, quer se dê a conhecer quer não.
O que quer que decidas sei que decidirás bem.

Beijo

Lya disse...

Francisco ter um codigo de respeito na blogosfera é algo quase utopico. Seria bom, seria...

mas também te confesso uma coisa... a partir do momento que expões a tua vida pessoal num blog, tens que estar preparado para a "devassa"

ora isto faz-me lembrar a vida das figuras publicas.... certo?

Repara,a partir do momento que damos a cara por alguma coisa... estamos SEMPRE sujeitos a criticas, e não só.

Nos blogs dou o exemplo dos eroticos em que as pessoas se despem... diz-me, não achas que têm que estar preparados para os pobres de espirito? ou uma critica mais dura?

Para mim é fácil... se não estão preparados para comportamentos menos correctos, não se devem expor.

Olha que sei do que falo... e já discuti este tema vezes sem conta... enfim.

beijo

Anónimo disse...

Francisco, neste MUNDO (seja da blogosfera ou não) qualquer um se pode "dar ares" de pseudointelectual, por outro lado nem todos têm a humildade de se expor aos outros.
Entrar "em casa" de alguém e criticar (por criticar) começa por demonstrar má educação e uma arrogância que no minimo demonstra o caracter desse ser!
A escolha é tua, será sempre tua!Farás o que te deixar mais tranquilo!
Beijo
T

Blue Mayfly disse...

Bem... O que eu acho... Acho que de facto, como algumas pessoas já salientaram, o facto de tornares o blog privado impede quem gosta de te ler de o continuar a fazer...
Por vezes à criticas que nos são colocadas que não fazem qualquer sentido, porque não são fundamentadas, porque não têm conteúdo (e nem sequer forma, que ainda dava para enganar um bocadinho). Resumindo e concluindo, a blogosfera é um espaço livre, em que cada um publica o que quiser e no qual, sinceramente, ninguém tem o direito de criticar ninguém, porque ninguém conhece efectivamente ninguém. E se realmente não se gosta do conteúdo de algum blog, simplesmente não se volta a visitar e há sempre aquele X no cantinho superior direito...
Mas de certo modo compreendo a tua posição... ***

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras sábias palavras da "Bad", até porque certamente sabe do que fala.. ;) Espero que não o faças, mas repeitarei se assim entenderes.Bjs

Anónimo disse...

Temos o direito de escrever um diário intimo e não o partilhar, para isso nem precisamos de um blog.
Por outro lado, se o queremos partilhar, não podemos ser tão sensíveis à crítica, mesmo a melévola.
O mundo está cheio de grunhos, a solução é a indiferença, não fecharmo-nos num casulo.

Anónimo disse...

Olá
Sou umas das pessoas anónimas que regularmente visito o teu blog e ficaria um pouco triste não poder aceder aos teus pensamentos, sensações ou percepções....

As bestas, aquelas que nos ferem a alma, irão sempre existir. A nossa capacidade tem que passar por ignorá-las, será assim a vitória que de quem é diferente ou pensa diferente...

Quem não conhece a palavra respeito, costumo perguntar, será gente?

Vale sempre a pena sermos diferentes...

Nanny disse...

Francisco

A blogosfera é um espelho da vida e da sociedade... gostarias de ter uma loja reservada só para amigos, ou de escrever um livro que apenas um nº reduzido de leitores teriam acesso...???

Dúvido muito! Não se enquadra no teu perfil democrático... entendo o teu momento de revolta e de inquietação... quer eu, quer outros bloggers que conheces, já tivemos os nossos dissabores com anónimos, mas eles não podem ter a capacidade de nos incomodar a este nível!!!

Vá lá! Desprezo e ignorância é o melhor que lhes podes dar!

Beijocas

Sabina disse...

Obviamente que discordo.

Nem entendo porque dás tanta importância a tudo isso.
Na net nós acabamos por nos expor. É um dos riscos.
Tens que dar aos insultos a mesma importância que dás aos elogios vazios.
Um blog privado (tirando raras excepções) é uma forma de cobardia. Quem não quer ter a sua vida exposta, faz um diário em papel e fecha-o numa gaveta.

Beijos

Anabela disse...

Convida-me! Gosto de te ler.
Bem sei que raramente te comento...

Quanto às críticas, como te compreendo. Por isso, fechei os comentários por algum tempo...

Não pares é de escrever e postar.
Continua! :)