quinta-feira, setembro 27, 2007

Pediram-me para falar de tentações (por uma bela Folha de Outono) e de escolhas (por uma bela Blue Mayfly). Decidi juntar os dois temas porque na minha opinião um se liga ao outro. Falo primeiro sobre tentações. Creio que foi Oscar Wilde que disse que a única forma de escapar a uma tentação é ceder-lhe. Tendo a concordar. Há uma curiosidade intrínseca ao ser humano que nos faz ter tentações. Algo que poderá ser prejudicial ou não, mas que tem um lado ligeiramente ou não proibido. Ora então qual é a linha divisória do que devemos ceder ou não? Aqui entra o segundo tema, as escolhas. é o lado racional que tem de imperar no nosso julgamento das tentações. Se é uma tentação inofensiva (como um chocolate, um bolo, um luxo), a minha opinião é que se deve ceder. É viver a vida com os prazeres que ela traz. Agora se a tentação engloba uma outra pessoa isso já é diferente. Apesar de defender que cada um deve procurar a sua felicidade, deve ter em conta quando mexe com sentimentos de outra pessoa. A tentação de, por exemplo, estar com uma pessoa que desejamos tem de ser avaliada. Não concordo quando temos uma relação, quando ela tem uma relação, quando há um engano. Ou seja, não concordo quando a tentação se transforma em capricho...

8 comentários:

Alice disse...

Vá vai la ao meu canto!

Acho que és bom na cama!!

Beijo

Alice

Maria disse...

É muito ténue a linha que separa intenção e acto...Por vezes ocorrem desencontros fenomenais entre eles!
Tenho para mim que por vezes o nosso esforço para os conciliar é verdadeiramente patético...

Mordaz disse...

A tua escrita seria muito mais interessante (ou não) se não utilizasses tantas vezes o adjectivo "bela" sobretudo quando te referes ás gajas que queres comer.

Ah, evita também os lugares comum.

Francisco del Mundo disse...

alice, ja la fui...:P
Beijo

Francisco del Mundo disse...

maria, ainda confio na nossa capacidade de discernir...:D
Beijo

Francisco del Mundo disse...

mordaz, ora ca tenho o inimigo de estimação de Setembro!!! Diga-me uma coisa, prefere levar a rebarba aqui, num post à parte ou no seu próprio blog??? Dou à escolha que hoje tou simpático...:D

Beijo ou abraço (adorava poder distinguir mas por vezes o veneno tem face misógina)

PS- Quanto às pessoas que comi ou deixei de comer, felizmente não preciso da sua pessoa para ter ajuda. Ah, a palavra misógino é demasiado díficil??

Blue Mayfly disse...

Há escolhas que são quase inconscientes. Cada escolha leva-te a um novo patamar. É cíclico. Não podemos viver sem escolher, e nem sempre fazemos escolhas de que nos orgulhemos. Mas ainda bem que temos que escolher.

Folha de Outono disse...

a TENTAÇÃO de comer um chocolate, é um doce
a TENTAÇÃO de comprar uma mini saia, é uma provocação
a TENTAÇÃO de comer alguém, é fervilhar no nosso corpo...a ESCOLHA é se devemos comer ou não!!! ;)
obrigada pelo teu texto, gostei...
bjs
p.s. - Ah!!e esta FOLHA gosta de ser BELA(com vontade ou não ser comida)