terça-feira, novembro 24, 2009

Serve este artigo de Luis Fernando Verissimo para que percebamos que as mulheres de facto gostam mais do enigma do que da realidade...

O tapa-olho

A Suzi já tinha aparecido no grupo com um físico nuclear que impressionara a todos não com seu conhecimento mas com sua fome. Já tinha aparecido com um toureiro cearense, uma condição nunca bem explicada. E um dia apareceu com um homem de tapa-olho. Moreno, estatura mediana, seus trinta e alguns anos e um olho tapado por um rectângulo preto. Apresentou:
- Turma, este é o Cliomar. Cliomar, a turma.
Oba. Oi. E aí? Muito prazer. Etc. E o Cliomar sentou-se em meio a uma saraivada de perguntas, todas, claro, provocadas por aquela curiosidade, que a maioria só conhecia de filme de pirata: um tapa-olho. O que você faz? É daqui mesmo? Qual é o teu clube? Perguntas e mais perguntas. Menos a que todo o mundo gostaria de fazer mas não sabia se devia:
- E esse tapa-olho?
Depois, a Suzi contou que ele não gostava de falar no tapa-olho. Só uma vez se referira a "esta minha tragédia", apontando para o olho tapado, mas não entrara em detalhes. Outra vez dissera "tive uma vida movimentada, como você pode imaginar", e também apontara para o olho tapado, mas deixando os detalhes da sua vida movimentada para a imaginação da Suzi. Que estava apaixonada. Nunca conhecera um homem assim. Nem o ventríloquo alemão. Nem o ex-padre que não escolhia hora ou lugar para fingir que mordia seu pescoço, fazendo "nham!". Alguém perguntou:
- E você não aproveitou quando ele estava dormindo para olhar em baixo do tapa-olho?
- Tá doido! - protestou a Suzi. E completou: - E quem diz que nós estamos dormindo juntos?
Se a Suzi não estava dormindo com o cara queria dizer que o caso era sério. E a turma entendeu o entusiasmo da Suzi pelo Cliomar. Ele era mesmo atraente, com aquele seu ar misterioso, com aqueles seus silêncios cheios de implicações, com aquele seu tapa-olho. Toda a turma estava fascinada por ele. O Márcio, que trabalhava numa editora, chegou a sugerir que Cliomar escrevesse alguma coisa sobre suas experiências, sobre os lugares em que andara e as aventuras que vivera, só não dizendo "sobre esse tapa-olho" em respeito à sua discrição em tratar do assunto. Que só aumentava o seu mistério.
Cliomar apenas sorriu com a sugestão do Márcio e disse:
- Não sei se o mundo está preparado para as minhas confissões...
Que histórias ele não teria para contar!
No outro dia, a Suzi apareceu sem o Cliomar. Desanimada, fazendo beicinho, desiludida da vida. Contou:
- Aconteceu.
- O quê, Suzi.
- Dormimos juntos.
- E aí? Como é que foi?
- Foi bom. Só que...
- O quê?
- Ele tirou o tapa-olho para dormir, depois de me fazer jurar que não espiaria o que tinha em baixo.
- E aí?
- Hoje de manhã acordou, se distraiu e botou o tapa-olho no outro olho.

Texto publicado na edição do Expresso de 21 de Novembro de 2009

segunda-feira, novembro 23, 2009

Quem me conhece sabe que nunca tive paixões por mulheres famosas! As que conheci e que tive o prazer de falar, tornaram-se humanas. Deixaram o seu Olimpo e humanizaram-se. Pois bem, ontem conheci a minha paixão impossivel! Aquela pessoa, famosa no seu trabalho, que se mantém no Olimpo. A menos de dois metros dela, uma mulher belíssima, num vestido cintado cinzento maravilhoso, um ondular do corpo enleante, uma sensualidade atordoante e uma voz cativante! Falo de Ana Moura. Apesar de ela ser bastante acessivel para com os fãs, decidi manter distância. Como se este mortal pela primeira vez não se sentisse digno do reinos dos deuses. Mas virei-me para os meus pais e disse: "Casava amanhã!"... Sou um sortudo! Aos 27 anos já conheci a metade da minha laranja e a paixão impossível. Mas com nenhuma "Aconteceu"...



Esta versão do No expectations dos Rolling Stones roubou-me uma lágrima...

quinta-feira, novembro 19, 2009

Tudo na vida são momentos! Alegria, tristeza, coragem, receio, força, fraqueza. Vocês foram acompanhando vários desses meus momentos. Depois do fim da última relação, não escondi que estava a precisar de diversão. De ter relações mais simples, menos complexas. Porque uma relação, um compromisso é exigente! Amar alguém é fazer uma escolha. É dedicar o nosso amor a alguém. É pousar o coração nas mãos de alguém. Disse no fim dessa relação que o meu coração estava penhorado. Tinha ficado à guarda da metade da minha laranja. Só há uma metade da nossa laranja. Não se troca! Porém há várias mulheres na nossa vida. E se a nossa relação não pode crescer, estará na hora de partir. Confesso que não queria largar o que restava dela. Acreditava que podia estar congelada! Mas não. Esmoreceu. Não sentia vontade de voltar a amar. O meu coração não estava aqui. Lembrei-me que o tinha oferecido. E agora vou pedir um pouco dele. Deixarei uma parte com ela, para que lembre tudo que foi e pense em tudo que poderia ter sido. E na parte que receber vou deixar entrar alguma semente que cresça com ele. Não sei que semente será! Escolher uma será abdicar de todas as outras. Tal como durante uns tempos, não me quis dar a uma só pessoa, agora quero que essa pessoa me reclame para ela. Quero ser conquistado para poder conquistar todos os dias. Redescobrir o que é gostar das qualidades e amar os defeitos. O luto de uma relação linda foi feito. Ficou o sorriso de memórias passada e futuros imaginados. Aprendi a derradeira lição: mesmo duas peças perfeitas de um puzzle tem um fina divisão que as pode afastar.

Sei que lerás isto! Sorrirás porque sabias que este dia chegaria. Chorarás porque tal como eu não querias que chegasse. Não precisas dizer nada. Sabemos que existimos. Acredito agora naquilo que sempre acreditaste: não adianta lutar contra tudo. Fazemos o nosso caminho e com sorte pode ser que o partilhemos com alguém. Um optimista é apenas um pessimista que ainda não acordou. Talvez porque acordar custa muito. Mas também nunca ninguém disse que a vida deveria ser fácil. Talvez o mundo não precise de mais sonhadores. Mas foi bom sonhar, não foi?

sábado, novembro 14, 2009

A feira da Golegã foi o que sempre foi!! Cavalos, vinho e loucura...


quarta-feira, novembro 11, 2009

A nova série de Californication tem diálogos ainda melhores! Desde as personagens novas às antigas, cada vez mais assertivos. E a personagem de Hank é o sonho de qualquer argumentista...



E agora vou uns dias à Golegã...

quinta-feira, novembro 05, 2009

Para mim isto não é um anúncio! Não será por causa disto que comprarei este produto. Mas é com certeza por esta estória que sempre que vir este produto vou sorrir. E isso é uma publicidade ganha...

quarta-feira, novembro 04, 2009

Por vezes sinto grande angústia por não poder contar as estórias de toda a gente! Devido ao curso que estou a tirar no Porto, voltei às viagens de comboio. E a todo o manancial de estórias que elas trazem. Ontem lembrei-me dos preconceitos! Na mesma carruagem que eu iam uma rapariga africana e outra cigana dotadas de uma beleza invulgar. Observei as expressões dos homens que viajavam comigo. E em nenhum vi preconceito! Porquê? Porque de facto não importava a cor ou etnia, importava que eram raparigas bonitas. Entandamos o preconceito! Ele existe ao nível da distância. Ninguém sente preconceito por alguém que conhece. Pode sentir antipatia, mas nunca preconceito. Basta decompor a palavra pre-conceito, para se entender que é anterior a algo. E neste caso anterior ao conhecimento da pessoa. Todo o preconceito é perigoso porque a falta de conhecimento é ignorância. Logo nenhuma delas deveria ser julgada pela cor da pele ou etnia! E não foram. Porquê mais uma vez? Por causa da beleza. Falta que não seja preciso beleza para não haverem preconceitos.

terça-feira, novembro 03, 2009

Hoje começou mais uma etapa da minha vida! Até Julho as segundas e terças à noite serão noites de curso de teatro. Uma etapa de trabalho, de loucura, como eu gosto... A turma é pequena, mas já deu para conhecer que há muita matéria humana interessante! E nada melhor do que conhecer seres humanos interessantes. Neste dia de apresentação houve caldo verde e vinho tinto! O que se seguirá?

domingo, novembro 01, 2009

Ontem estava a pensar! Eu não dormi com muitas mulheres na minha vida. Dormi com todas as minhas ex namoradas! Mas nestes anos todos, nunca dormi uma semana seguida com nenhuma. Nunca calhou! Por uma razão ou outra, nunca aconteceu... E eu nem sou uma criatura que goste de hábitos, mas esse não me importava nada de ter! Há muito tempo que não durmo regularmente com ninguém! E há poucas coisas melhores do que adormecer e acordar com a pessoa que se gosta...