quarta-feira, janeiro 17, 2007

Embalado pelo post anterior e recorrendo à Wikiwiki novamente, falo agora de Don Juan. Eis o resumo:

"Don Juan é um lendário libertino fictício, de quem história foi contada muitas vezes por autores diferentes. O nome às vezes é figurativamente usado como um sinônimo para sedutor (ou "playboy"). A história termina dramaticamente, com a descida de Don Juan ao Inferno.
As lendas diziam que Don Juan seduzira, estuprara ou matara uma jovem moça de família nobre da Espanha, e também assassinara seu pai. Depois, tendo encontrado num cemitério uma estátua deste, e jocosamente a convidara para um jantar, convite este aceito alegremente pela estátua. O fantasma do pai ali também chegara, como precursor da morte de Don Juan. A estátua pedira para apertar-lhe a mão e, quando este lhe estendeu o braço, foi por ela arrastado até o inferno.
A maioria dos estudiosos é concorde em afirmar que o primeiro conto a registrar a história de Don Juan foi El burlador de Sevilla y convidado de piedra ("o conquistador de Sevilha e o convidado de pedra"). As datas para esta publicação, entretanto, variam, em torno de 1620 até 1635, dependendo da fonte - embora haja registros de que seja conhecida na Espanha desde 1615. Segundo este conto, Don Juan é um mulherengo inveterado, que seduzia as mulheres disfarçando-se de seus amantes, ou lhes prometendo o matrimônio. Atrás de si deixa um rastro de corações partidos, até que finalmente acaba matando um certo Don Gonzalo. Quando depois é convidado pelo fantasma deste para um jantar numa catedral, acaba por aceitar, por não querer parecer um covarde.
As visões acerca da lenda variam de acordo com as opiniões sobre o caráter de Don Juan, apresentado dentro de duas perspectivas básicas. De acordo com uns, era um mulherengo barato, concupiscente, cruel sedutor que buscava apenas a conquista e o sexo. Outros, porém, pretendem que ele efetivamente amava as mulheres que conquistava, e que era verdadeiramente capaz de encontrar a beleza interior da mulher. As versões primitivas da lenda sempre o retratam como no primeiro caso."

Apesar de ser um produto da ficção, D. Juan é visto como um símbolo de alguém conquistador e libertino. Como é referido, não se sabe se de facto ele amava ou não as suas conquistas mas dou-lhe o benefício da dúvida. Até porque, quanto tempo tem de durar um amor para ser verdadeiro? Qual é o fogo mais belo: um longo de chama branda ou um breve de chama intensa?

15 comentários:

Helena disse...

Francisco,
Vou rever a Sabrina ;)
Muito obrigada e beijos, muitos

ah e tal disse...

um longo de chama intensa.....;)

beijo!

Francisco del Mundo disse...

Laura, mas a Sabrina da Insustentavel Leveza do Ser...:D
Baci

Ah e tal, mania de querer tudo...:D hahahah
Baci

ah e tal disse...

eu sou assim....;D

beijo!

Francisco del Mundo disse...

ah e tal, eu sei...:P
Baci

Noivo, so falta mais um senhor...:D
Abraço

ah e tal disse...

Noivo:Só falta o Francisco descrever-se a ele próprio!!!

ah e tal disse...

PS-coisa que não é muito necessária.....porque é bem visivel....

Façam a pesquisa na wikipédia por:D.Juan Francisco del Casanova

Lara disse...

A segunda hipotese como é obvio!

kiss

Francisco del Mundo disse...

Ah e tal, não será esse com certeza...:)

Noivo, esses tb mereciam um post...:D

Bad, não esperava outra resposta tua...;)

Baciones e abraços

silvia disse...

Ai o D.Juan...
Também não conheci!:(

Mas continuas a ser o ...
o...........
o...........
o...........






















FUCKABLE!!! Mai nada:)

Apeteceu-me vir paki javardar um pouco:D


Desejo-te um lindo fim de semana.

Beijos e um :)

Francisco del Mundo disse...

Ahahah, muito bem... Javarda...:D
Bacione

Sereia disse...

Cheira-me que tu és um verdadeiro D. Juan...lolol

beijooo

Francisco del Mundo disse...

Sereia, como me parece um elogio, aceito-o...:D ahahaha
Baci

Francisco del Mundo disse...

Virá...:D
abraço

carpe vitam! disse...

a propósito do D. Juan e do Casanova, dois filmes que gostei:
http://www.imdb.pt/title/tt0402894/ - gosto muito do Heath Legder e o papel assenta-lhe que nem uma luva. Lembro-me de ter tido uns sonhos interessantes com ele depois de ver o filme :D
http://www.imdb.pt/title/tt0112883/ - a história é interessante e muito bem contada, o Marlon Brando e o Depp fazem uma dupla engraçada. (Já reparaste que o gajo não envelhece?)